domingo, 13 de abril de 2014

Ética no Trabalho


A ética no trabalho é fundamental para manter as relações profissionais e a organização de todo o ambiente organizacional. Mas em um ambiente de TI como é que observamos a ética no profissional de Tecnologia da Informação? Elas possuem características diferenciadas? ou são iguais a todas as outras? Confira abaixo uma lista com algumas dicas de como manter a ética profissional dentro de um ambiente de profissionais da computação:

1 - O profissional de TI jamais deve dar benefícios para os demais colegas.


Sempre ocorrem aquelas situações que o colega de trabalho se aproxima do profissional da TI de modo a conseguir algumas vantagens dentro do ambiente de trabalho, seja com uma senha do WiFi, seja com uma liberação de sites bloqueados ou até mesmo um acesso a arquivos irrestritos. O profissional de TI deve ficar atento a esses colegas externos ao ambiente de TI que buscam benefícios.

2 - Não use a sua posição privilegiada de acesso aos dados para vasculhar a vida dos colegas de trabalho em benefício próprio


Para um profissional de TI da rede é fácil conseguir roubar informações do usuário comum por meio de várias técnicas sejam de software ou até mesmo de engenharia social. Portanto não é ético se usar da sua posição de privilegiada para adquirir informações de terceiros para benefício próprio.

3 - O profissional de TI deve agir conforme as políticas de segurança da empresa


A maioria das empresas não possuem políticas de segurança da informação, o que não impede o profissional de roubar informações valiosas da empresa que trabalha de modo a vender tais informações para conseguir benefício financeiro ou como uma forma de vingança caso o funcionário seja demitido.

4 - O profissional de TI não é dono do seu ativo de trabalho



O profissional da área de programação geralmente se sente dono do código que fez, entretanto o artefato gerado, geralmente não pertence ao programador e sim a empresa a que ele presta serviços, entretanto não impede o programador de vender a sua solução para outras empresas. O papel é da empresa permitir o uso do artefato de software e definir a propriedade antes do profissional começar a desenvolver o projeto.

5 - Caso esteja com dificuldades na resolução de um problema seja honesto.


Em muitos casos o profissional não possui uma resposta para a solução do problema e acaba "mentindo" de modo a evitar maiores discussões em relação ao problema que ele tenta resolver, pois como é um problema cujo domínio de conhecimento é complexo não é claro para todos qual problema de fato ocorreu, então procure ser o máximo honesto possível, pois isso poderá ajudar o profissional a ser bem visto pelos colegas de trabalho.


Estas foram algumas dicas básicas sobre como manter a ética no trabalho do dia-a-dia do profissional de TI. Você possui alguma outra dica que queira compartilhar?

Referências:
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